COMO HIGIENIZAR OS ALIMENTOS, REMOVER AGROTÓXICOS SEM O USO DE ÁGUA SANITÁRIA

Infelizmente hoje adquirimos alimentos contaminados por agrotóxicos, com uma concentração acima daquela que a legislação permite. E esses agrotóxicos se depositam na superfície das frutas, vegetais e legumes. E uma boa limpeza é segurança na nossa refeição.

E para piorar tivemos há algum tempo aquela notícia bombástica de falsificação e contrabando de agrotóxicos... com a mistura de até veneno para ratos com o objetivo de potencializar o combate dos insetos nas lavouras.

Então, quem pensa que basta lavar bem as verduras, frutas e legumes em água corrente e detergente deve ficar atento. Geralmente usamos uma colher de sopa de cloro em um litro de água, mas uma solução de água oxigenada é muito eficiente, não é tóxica e não tem risco de intoxicação. 

É um desinfetante geral que substitui a higienização com água sanitária, mais prático e mais rápido, pois não precisa deixar no molho.

  • Em um frasco de 1 litro, coloque 970ml de água filtrada + 30ml de água oxigenada 10 volumes (3%), que pode ser adquirida na farmácia. (corresponde a 2 colheres bem cheias)  (Ela é bactericida).
  • Em outro frasco mantenha na geladeira um borrifador com vinagre branco de álcool.

IMPORTANTE:  Não misturar o vinagre na solução de água oxigenada. Se não misturar as duas a ação é 10 vezes mais potente.

Borrife um e depois o outro para desinfetar folhas, verduras, tábuas de corte, etc. Não precisa enxaguar. Deixe secar, guarde ou consuma.

Outro método já comprovado é a tintura de iodo... para cada 3 litros de água e 5ml de iodo a 2%. Deixe de molho apenas 1 hora, retire e não lave. Descarte a água que está envenada.

 









Pesquisar Dicas...
Sub-Grupo de Dicas...
 


Goiânia - Goiás    © 2004 - 2012 | Escritora Zezé de Souza
Telefone:   (62) 3259-2298     (62) 9973-0591 Vivo*     (62) 8160-0655 Tim*