COMO LAVAR E REMOVER O ENCARDIDO DAS CAMISAS SOCIAIS

Em geral, os colarinhos e punhos das camisas sociais são as partes mais sujas, porém as axilas também precisam ser observadas na hora de lavar. Dependendo do desodorante, quando se mistura ao suor deixa sua marca e precisa ser bem cuidada antes de colocar a peça na máquina.

1º. Para uma pré-lavagem nos punhos e colarinhos, com o tecido ainda SECO, passe shampoo para cabelos com o auxílio de uma esponja úmida macia ou passe nos locais um sabão em pedra molhado, o de côco ou aquele amarelo ajudam bastante. Seja qual for o produto usado, deixe agir por alguns minutos e, de preferência, dê uma esfregadinha nos locais antes de colocar na máquina. Se preferir, use uma escovinha de unhas, aquela bem macia.

2º. Uma ótima opção é o uso da Pasta Mousse de Bicarbonato de Sódio. Aplique na gola, punhos e axilas com uma esponja úmida. Deixe agir por uns 30-60 minutos e coloque na máquina. Na maioria das vezes nem precisa esfregar. Ela limpa, clareia a marca de desodorante e suor recente das axilas e já neutraliza seus odores.

CAMISAS ESCURAS

As camisas de cores escuras (preta, azul marinho ou vermelha), precisam de atenção especial, pois não devem ser misturadas com outras cores em nenhuma etapa da lavagem. Além de geralmente soltarem tinta, podendo manchar outras peças, a lã residual dos tecidos claros pode grudar nelas, resultando num aspecto esbranquiçado, de peça surrada.

Evite também o uso de sabão em pó, pois possuem clareadores na fórmula. Use sabão em barra neutro, shampoo ou detergente neutro para louças.

COLOCANDO AS PEÇAS NA MÁQUINA

1º.Antes de colocar as camisas na máquina desdobre as golas e abra todos os botões. A agitação da lavadora pode afrouxar as ‘casas’ da peça

.

2º. Nunca sobrecarregue a máquina. Como as camisas sociais são mais delicadas, com golas e punhos mais encorpados, tente lavá-las em quantidades menores (6-8 camisas por máquina), no ciclo delicado. Se sua máquina possui água morna quente, melhor ainda.

3º. De preferência, coloque água, sabão e outro produto de clareamento na máquina, se for o caso, e só depois adicione as camisas. Lembrando que, a quantidade de sabão não depende da quantidade de peças, mas da de sujeira.

USO DO AMACIANTE

Cuidado com o uso do amaciante que pode deixar as peças com aspecto de ensebada.

De preferência use o Vinagre Branco de Álcool no enxágüe. Como a máquina não estará sobrecarregada, adicione o produto no dispenser até atingir o máximo. Mesmo que você não aprove o cheiro característico do vinagre, não se preocupe, ele é exalado rapidamente.

Uma boa opção é acrescentar condicionador de cabelos perfumado no vinagre. Despeje o conteúdo do vinagre (750ml) em um outro frasco e adicione, 1 colher (sopa) de condicionador. Agite bem e pronto!

Outra opção é o uso do Vinagre Especial Multiuso. Basta escolher seu aroma preferido. Ele amacia e neutralize possíveis odores do sabão e suor do tecido.

SECAGEM

Para preservar a modelagem da camisa, e facilitar na hora de passar, pendure a peça em um cabide com laterais arredondadas, feche o botão da gola, ajeitando-a de forma que seque bem estruturada. Opte por deixar secar à sombra.  O sol desbota e resseca as roupas, especialmente as coloridas.

Se você não tem cabides suficientes, para evitar marcas de prendedor na gola, coloque camisas de tecidos delicados sobre uma toalha de banho – de preferência, seca.

CLAREAMENTO DAS CAMISAS ENCARDIDAS

Evite alvejantes em camisas brancas, pois eles deixam as peças amareladas, sem contar que apodrece o tecido e linhas.

1º. Coloque em água bem quente e álcool e deixe de molho por algumas horas ou por uma noite inteira. Se necessário repita o procedimento no outro dia.

2º. Após esse processo, coloque novamente no molho com água quente e detergente neutro para louças.  Adicione uns 3 dedos de detergente e um clareador sem cloro. Eu recomendo o Pó Clareador para Roupas Brancas e Coloridas, que clareia sem danificar os tecidos e deixa a roupa com cheirinho de limpeza.

3º. Para deixar as camisas de cores claras com cara de nova, use o Pó Clareador para Roupas Brancas e Coloridas durante o molho. Nesse caso não é necessário o uso do álcool. Depois de fazer a pré-lavagem à mão, coloque as peças de molho na máquina com o sabão e o pó clareador. O resultado são cores vivas, renovadas e brilhantes!

Veja também: Como remover manchas de desodorante e suor das camisa.

E também aqui no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=19TBqCjwXFg

 

 









Pesquisar Dicas...
Sub-Grupo de Dicas...
 


Goiânia - Goiás    © 2004 - 2012 | Escritora Zezé de Souza
Telefone:   (62) 3259-2298     (62) 9973-0591 Vivo*     (62) 8160-0655 Tim*