COMO ORGANIZAR OS CDs e DVDs

  • O primeiro passo é coletar todos os CDs e DVDs espalhados pela casa inteira (não se esqueça do carro, hein!) e analisar aquilo que você realmente gosta de ouvir ou ver.
     
  • Faça o descarte dos DVDs e CDs que você não gosta ou estão arranhados etc. Troque, doe ou venda. Se for o caso, devolva os DVDs e CDs que você pegou emprestado.
     
  • Em seguida separe os DVDs de filmes dos de música. Isso facilita na hora da busca.
     
  • Ainda tem fitas VHS perdidas em casa? Está na hora de atualizar, e não espere que mofem e você perca momentos tão importantes de sua vida! Flashes de nossa história gravados materialmente e que trazem alegrias e amenizam saudades. Não arrisque esse patrimônio. Preserve-o! (Veja minha recomendação no final).
     
  • Escolha o espaço adequado e disponível, que acomode os itens que já possui de forma prática, bonita e bem disposta, sem esquecer dos que pretende adquirir ao longo do tempo.
     
  • As prateleiras são ótimas opções, pois deixam os CDs e DVDs à mostra, facilitando a visualização, porém, precisa de manutenção, pois além da necessidade de mantê-los sempre bem alinhados, estarão expostos à poeira. Prefira as horizontais, pois as torres são mais difíceis de manter.
     
  • Se optar pelas gavetas, caixas ou baús, dependendo do tamanho, talvez  necessite adaptar algumas divisórias. Pode-se destinar uma caixa para cada categoria, organizando dentro delas por subcategorias.


 

Arrumação: A forma mais simples é arrumar as caixinhas originais por ordem alfabética. E, se você quiser caprichar ainda mais, coloque divisórias com as letras que correspondem às iniciais do título de cada item da sua coleção, seja ela de música ou filme. Elas podem ser feitas no computador, depois de imprimir, basta plastificá-las.

  • Caso tenha vários sem as caixinhas, compre um refil para CD duplo.  São aquelas famosos fichários de CDs e DVDs vendidos em papelarias. Adquira quantos forem necessários e crie pastas por categorias. Além de economizar espaço, é ideal para quem mora em um local pequeno, é muito mais barato do que as caixinhas, que também são vendidas avulsas, se você preferir. Guarde os encartes, mas jogue as caixinhas fora, caso contrário, ao invés de economizar espaço, terá que arrumar outro para guardá-las, assim esse sistema não funcionará pra você!

  • Separe os nacionais e internacionais, crie categorias e organize em ordem alfabética, de uma maneira que faça sentido pra você, podem ser: por titulo, por compositor, ou por ritmos (Ex.: Axé, música Clássica, MPB, Rock, Rock Alternativo, Samba, Samba Rock, Pagode, Sertanejas, Pop Rock, Reggae, Coletâneas Infantis, etc.).
     
  • Se preferir também podem ser agrupados por frequência de uso,  colocando os seus CDs em ordem com base em quantas vezes você ouve, com muita frequencia e os de pouca frequência.
     
  • Por fim, organize os DVDs por gênero também: filmes, musicais, shows, infantis...

 

  • Em Goiânia, para converter suas fitas VHS para DVD, recomendo um profissional com experiência comprovada, eficiência e pontualidade na entrega: Ligue para Baltazar: (62) 3293-7462 e 98162-1583). Indicação com garantia de satisfação!

 









Pesquisar Dicas...
Sub-Grupo de Dicas...
 


Goiânia - Goiás    © 2004 - 2012 | Escritora Zezé de Souza
Telefone:   (62) 3259-2298     (62) 9973-0591 Vivo*     (62) 8160-0655 Tim*