COMO LIMPAR O FOGÃO VITROCERÂMICO

O fogão COOKTOP (fogão de mesa) é a nova tendência da cozinha moderna e está invadindo cada dia mais as cozinhas deixando o ambiente bastante estiloso. Sem contar que a limpeza da mesa vitrocerâmica é bem mais cômoda que a dos fogões tradicionais, pois não tem que ser desmontado. Porém, ao ser um tipo de cerâmica de vidro é muito fácil de danificar, riscar ou inclusive quebrar durante a limpeza. Mas basta seguir algumas regrinhas simples:

1ª. A limpeza deve ser feita sempre com a mesa vitrocerâmica fria -  somente com sabão, detergente neutro ou a Pasta Mousse de Bicarbonato de Sódio, esponja ou pano macio, papel toalha e água.

2ª. Nunca use produtos como limpa-fornos, sapólio, esponja de aço ou ponta de objetos (faca, garfo), para remover alguma sujeira impregnada.

Use uma esponja suave (aquela de banho é ideal), panos suaves (como o de microfibra) e um raspador especial (ou até mesmo um velho cartão de crédito).

3ª. No caso de queda de açúcar ou alimentos adocicados na mesa vitrocerâmica, estes devem ser removidos com a superfície ligeiramente quente, com detergente e esponja macia (use aquela de banho).   

4º. Nas manchas grudadas, uma das melhores soluções caseiras é o limão ou a Pasta Mousse de Bicarbonato. Basta aplicar a pasta, deixar agir por alguns minutos e limpar. Ou aplique algumas gotas do suco do limão sobre as manchas, deixe atuar alguns segundos e esfregue suavemente com um pano limpo ou um pano de pia suave. Se forem manchas muito difíceis, ao invés do pano use um raspador especial. Na falta do raspador, use um velho cartão de crédito.

Outra solução caseira muito boa para limpar a vitrocerâmica é o vinagre. Dissolva um pouco de vinagre na água, aplique sobre as manchas e deixe atuar durante alguns segundos. Depois, com um pano suave e limpo, esfregue toda a vitrocerâmica. Remove as manchas e dá brilho.

gelo é outro truque muito eficaz, em caso de manchas difíceis – aplique sobre a mancha e deixe alguns minutos até que esfrie. Depois, com um raspador, raspe e verá como sai rapidinho.

Se com o uso o vidro ficou opaco, fosco, pode ser feito um polimento caseiro - cubra bem a placa com bicarbonato de sódio. Molhe e torça suavemente, alguns panos, em água quente com detergente. Cubra a placa e deixe agir por 15 minutos.

Passe o pano em círculos fazendo uma esfoliação suave com o bicarbonato de sódio. Lave o pano e retire o excesso. Dê brilho com um pano seco ou use limpador de vidros para um brilho extra!









Pesquisar Dicas...
Sub-Grupo de Dicas...
 


Goiânia - Goiás    © 2004 - 2012 | Escritora Zezé de Souza
Telefone:   (62) 3259-2298     (62) 9973-0591 Vivo*     (62) 8160-0655 Tim*