COMO SECAR A ROUPA SEM O SOL E SEM O USO DA SECADORA?

Nada de usar secador de cabelo, ferro de passar, parte traseira da geladeira (consome mais energia e diminui a vida útil do eletrodoméstico), e até mesmo o microondas! Segundo especialistas, além do risco de pegar fogo, tendo em vista que a maioria das peças possuem adereços com metais, as microondas estragam alguns tecidos.

Mas existem alguns procedimentos que vão te ajudar a secar a roupa, sem riscos de incêndio, financeiramente mais econômicos para o bolso e para a natureza!

Primeiro: Se você tem máquina, centrifugue as peças junto com uma toalha de banho limpa e seca. Vai absorver bem mais a umidade da roupa.

Se for pendurar a roupa em um varal dentro de casa, antes, dê uma boa sacudida e estenda qualquer tipo de peça o mais aberto possível.

Por exemplo, se é uma camiseta, pendure-a pelos ombros para que o vento possa circular através da barra. Uma bermuda ou calça pelas costuras internas da barra. A fronha, sempre deixe a parte aberta do envelope pra baixo para que  ar circule em seu interior.

Se precisar secar algumas peças na emergência, como por exemplo, o uniforme de escola, de trabalho, roupa de bebê...

Se for peça pequena, não tem máquina, lavou a roupa na mão, ou tem, mas não quer ligá-la para centrifugar apenas uma peça, pode usar uma artimanha, que é o secador de saladas manual. Coloca a peça ali dentro e gira a manivela como se tivesse secando as folhas. Vai ajudar bastante.

Outra alternativa é abrir uma toalha de banho limpa e seca, estender a peça por cima, enrolar e torcer... também ajuda muito a remover a umidade da roupa.

E por fim, uma que uso bastante, e com sucesso. Depois de centrifugar a roupa, ou após deixá-la algum tempo no varal e nada de sol... usar o forno de assar. Pode ser o forno de fogão a gás ou elétrico:

  • Você usa um papel pardo, se for uma peça pequenina pode ser até aquele que você trouxe o pão da padaria. Se for mais peças, adquira as folhas em papelarias ou casas de embalagem e que pode ser reutilizado por inúmeras vezes.
     
  • Coloque as peças sobre o papel, o dentro do saco, se for o caso, o mais aberto possível, podendo até sobrepor duas ou três peças.
     
  • Ligue o forno, numa temperatura entre médio a máximo. Deixe esquentar bem, sem colocar a roupa lá dentro enquanto esquenta! Cuidado, pode pegar fogo!
     
  • Desligue o forno, abra e coloque o pacote lá dentro, feche a porta. Como o forno estará desligado pode aproveitar as duas grades e a placa inferior do forno.
     
  • Após alguns minutos, ou depois que o forno esfriar, você pode abrir o pacote e virar as peças. Se ainda não estão bem secas, de volta ao forno.
     
  • O resultado é muito bom, roupa sequinha, sem aquele cheirinho de mofo e sem contar que a maioria não precisa nem de ferro!
     
  • Essa artimanha pode ser usada com roupas de tectel, lycra, roupa íntima, seda, etc.

E, falando de mofo, veja essa dica aqui: COMO REMOVER AS MANCHAS DE MOFO E SEUS ODORES DA ROUPA

 









Pesquisar Dicas...
Sub-Grupo de Dicas...
 


Goiânia - Goiás    © 2004 - 2012 | Escritora Zezé de Souza
Telefone:   (62) 3259-2298     (62) 9973-0591 Vivo*     (62) 8160-0655 Tim*