COMO REMOVER O MOFO E SEUS ODORES DOS ARMÁRIOS

A umidade causada pelas chuvas é a principal responsável pelo aparecimento do mofo nas casas, em especial nos armários de roupas...

Você há de concordar comigo que o odor característico do bolor impregnado nos armários e roupas, é muito desagradável. Sem contar que esse terrível mau-cheiro é causador de problemas respiratórios, alergias nas pessoas e ainda deixa sua marca nas roupas e acessórios, principalmente nas peças de couro, que geralmente tendem a ter mais problemas. Mas, com algumas dicas simples, podemos amenizar bastante esse probleminha e até evitar o bolor em casa.

Se ao abrir seu armário você descobrir que a umidade e o mofo já começa a se instalar ali, faça imediatamente uma limpeza:

  • Primeiro esvazie o armário. Se as roupas já estão contaminadas com o cheirinho característico de mofo, retire-as para lavar. Em alguns casos dá pra neutralizar os odores à seco. Veja aqui.

Limpeza dos armários:

Opção 1: Para remover os odores recentes deixe uma vasilha com vinagre branco de álcool dentro do armário por 24 horas. Retire e deixe a porta aberta por uma hora para dissipar o cheirinho característico do vinagre.

Opção 2: Ou, se preferir prepare uma mistura de água e enxaguante bucal (tipo Listerine menta), em partes iguais e faça a limpeza interna do armário. Vai limpar e remover os possíveis odores do mofo.

Opção 3: Em caso de odores mais fortes, com o armário vazio, coloque um tabuleiro ou outro recipiente de alumínio ou inox lá dentro. Se tiver várias prateleiras, de preferência, use mais de um recipiente.

  • Leve o vinagre branco de álcool ao fogo ou microondas até atingir o ponto de fervura. Rapidamente despeje esse vinagre no recipiente. Feche as portas e o mantenha ali por umas duas horas ou até que o vinagre esfrie.
  • Retire o recipiente e use esse mesmo vinagre para a limpeza de toda parte interna do armário, com o auxílio de um pano.
  • Deixe as portas abertas por um período até secar bem e exalar aquele cheirinho característico do vinagre.
  • Se o ambiente tem pouca ventilação, coloque um ventilador ligado de frente ao armário até secar bem.

Opção 4: Se o seu armário já está impregnado com aquele odor terrível do mofo, use o Vinagre Especial Multiuso Flor de Laranjeira com cravo-da-índia. Vai limpar profundamente, remover os odores e ainda deixar um aroma suave no armário.

  • Despeje o produto em um frasco com borrifador, adicione alguns cravinhos e deixe descansar por uma hora. Umedeça bem um pano com a mistura e limpe todo o armário. Se necessário, lave o pano e torne a aplicar o produto. Deixe as portas abertas por alguns minutos.

Casos críticos de mofo/bolor:

Se a umidade já estiver instalada, primeiro é preciso remover o bolor:

  • Aplique Lysoform puro (adquira nas farmácias ou supermercados). Com o auxílio de um pano ou pincel largo passe o produto nas paredes e prateleiras do armário. Deixe agir por uma hora e depois enxágüe com um pano úmido. Mantenha as portas abertas por 24 horas ou use o ventilador.

Anti-mofo natural:

Mesmo após toda essa boa limpeza, para evitar novas infestações, principalmente quando alguém da casa é alérgico ao mofo, prepare um anti-mofo com óleo essencial de melaleuca. Ele tem ação bactericida e fungicida.

  • Para cada xícara (chá) de água acrescente uma colher (café) do óleo de melaleuca. (Adquira o óleo em casas de produtos naturais). Basta misturar e acondicionar em um borrifador. Na hora do uso, agite bem. Após o preparo a misturinha tem validade por 6 meses.
  • Borrife o produto no pano e aplique nas paredes, gavetas e tetos dos armários. Lembrando que o cheirinho do óleo de melaleuca pode não ser muito agradável a todos, mas é só deixar as portas do armário abertas por alguns minutos que ele desaparece.

Prevenindo novas infestações: Depois de seco é preciso prevenir novas infestações, em especial no período chuvoso:

  • Deixar portas abertas para ventilação – é essencial, mas não adianta se seu armário tiver abarrotado de roupas e amontoadas nas prateleiras. Deixe um espaço entre as pilhas de roupas e cabides para circular o ar.
  • Não guardar roupa em saco plástico
  • Não colocar caixas de papelão no armário
  • Não guardar livros, revistas, documentos
  • Não deixar a roupa naquele saco que vem da lavanderia
  • Se o guarda-roupa é removível, coloque placas de isopor entre o armário e parede para isolar a umidade. Use tachinhas para fixar as placas.
  • Forre gavetas e prateleiras com um protetor anti-mofo. Adquira forros específicos em lojas de produtos organizadores ou use Manta de Polietileno Expandido ou Papel de Isomanta para isolar a umidade. São isolantes usados em montagem de piscinas de vinil ou piso laminado. Se necessário forre também a parede do fundo do armário.

  • MANTA DE POLIETILENO EXPANDIDO
  •  
  • Para reter a umidade uma opção bastante eficiente é o uso da cal virgem em um potinho de vidro. De vez em quando dê uma mexida, pois a umidade vai fazer com que a cal endureça, ou empedre. OU
  • Use a Areia de Gato Sílica Gel em cristais (adquira no Pet Shop). De preferência, use a branca com cristais azuis. Ela tem alto poder em reter a umidade. Encha recipientes plásticos ou vidros e coloque nos cantos e prateleiras do móvel.
  • Você pode também usar a areia de gato tradicional. Nesse caso faça uma mistura com o Bicarbonato de Sódio Aromatizado. Alguns pedaços de giz escolar junto com a areia vai potencializar seu efeito.

Dica de ouro: Para neutralizar qualquer resquício de odor, evitar a visita das indesejáveis traças e ainda manter seu armário perfumado o ano inteiro, use o Sachê Anti-Mofo e Anti-Traças Flor de Laranjeiracom aroma renovável por até 06 meses.

Veja também: 

COMO REMOVER AS MANCHAS DE MOFO E SEUS ODORES DAS ROUPAS

ARTIMANHAS PARA SECAR A ROUPA NOS DIAS DE CHUVA

 

Clique aqui e CURTA também minha página Dica de Tudo com Zezé de Souza no Facebook!

 









Pesquisar Dicas...
Sub-Grupo de Dicas...
 


Goiânia - Goiás    © 2004 - 2012 | Escritora Zezé de Souza
Telefone:   (62) 3259-2298     (62) 9973-0591 Vivo*     (62) 8160-0655 Tim*