COMO LIMPAR UMA CADEIRA DE RODAS

Seguindo esses passos você irá remover manchas, bactérias, odores, deixar superfícies metálicas brilhantes novamente, e o melhor, sem prejudicar nenhuma das partes da cadeira.

Almofada de assento: Se a cadeira tem almofada removível e é de tecido, você pode lavá-la na máquina, no ciclo delicado. Porém, para evitar qualquer desgaste, sugiro que faça a limpeza manual e apenas centrifugue-a na máquina.

  1. Molhe bem a almofada e espalhe a Pasta Mousse de Bicarbonato em toda sua extensão. Para facilitar, despeje um pouco de água sobre a mousse e dê uma leve misturada para formar um leite pastoso. Fica mais fácil de espalhar. Esfregue com uma escova macia ou esponja. Vai limpar, devolver a cor natural do tecido e remover possíveis manchas.
  2. Enxágue e, de preferência, use o Vinagre Especial Multiuso, para deixá-la macia e levemente perfumada.  Remova o excesso de água, e coloque-a na máquina junto com uma ou duas peças de toalhas de banho secas e limpas para centrifugar. As toalhas vão ajudar na absorção da água da espuma e tecido e equilibrar o movimento de centrifugação do tambor da máquina. Deixe secar.

Se a almofada não é removível, e de tecido, faça a limpeza à seco:

  1. Adicione um pouco de  Pasta Mousse de Bicarbonato em uma flanela branca úmida e passe nos locais com sujeiras ou manchas, inclusive de gordura. Vá repetindo o processo, usando um pouco de força, como se tivesse pintando o tecido, até remover toda a sujeira.
  2. Depois lave bem o pano, torça e vá passando no estofado fazendo o enxágüe. Deixe secar. Se necessário, use um secador de cabelos nas áreas que ficarem muito molhadas.

Para limpar a almofada de couro, courino, emborrachado, etc., basta esfregar a superfície com uma esponja bem úmida e um pouco de Pasta Mousse de Bicarbonato. Remova o excesso com um pano bem úmido e depois seque com outro pano úmido, bem torcido.  Proceda da mesma forma na limpeza das cotoveleiras, encostos, etc. que são revestidas com o mesmo material.

Rodas e outras partes metálicas:

  1. Para limpar as rodas com pneus basta passar a Pasta Mousse de Bicarbonato com uma esponja bem molhada. Vai remover qualquer sujeira, manchas e deixar os pneus bem pretinhos.
  2. Esfregue também todas as partes metálicas, pintadas, cromadas, etc. com a esponja e a Pasta. Enxague com um pano bem molhado e finalize com outro pano levemente úmido. A Pasta vai remover manchas e encardidos de partes metálicas com pintura e a ferrugem das partes cromadas.
  3. Para remover alguma sujeirinha impregnada em cantinhos de difícil acesso, use uma escovinha. O Kit de Escovinha de Aço e Nylon é uma boa opção. A de aço ajuda a remover crostas mais difíceis, ferrugens, etc. A de nylon vai fazer bem a limpeza nos locais mais delicados.
  4. As partes com pintura podem ser enceradas com cera automotiva. Vai dar mais brilho e deixar uma película protetora.

Por fim, hidrate as partes de couro, courino, emborrachado, etc. para evitar o ressecamento da superfície, tendo em vista que geralmente a cadeira de rodas fica exposta ao sol durante passeios...

  1. Use a Glicerina ou Vaselina liquida (é uma parafina liquida: oleaginosa, límpida, incolor, utilizada, inclusive para hidratar a pele). Se preferir, prepare o Fluido Hidratante de Couro que também traz resultados surpreendentes, inclusive no couro já desgastado pelo tempo.
  2. Pingue algumas gotinhas de vaselina numa flanela branca ou fralda seca (sem excesso, hein!) e aplique. Para não errar, de preferência use o tecido levemente úmido. A reposição da vaselina no pano pode ser medida de acordo com o brilho que vai se formando no couro. Ao passar o pano e este não deixar mais o brilho do óleo é sinal de que precisa reaplicar o produto.
  3. Nos locais muito ressecados você pode até espalhar o produto com a ponta dos dedos, fazendo uma “massagem” para penetrar bem.
  4. Após uns 15 minutos, dê polimento com um pano seco para remover o excesso e redistribuir a vaselina nos locais em que não se espalhou bem.

 









Pesquisar Dicas...
Sub-Grupo de Dicas...
 


Goiânia - Goiás    © 2004 - 2012 | Escritora Zezé de Souza
Telefone:   (62) 3259-2298     (62) 9973-0591 Vivo*     (62) 8160-0655 Tim*