COMO LAVAR TENIS DE LONA BRANCA

Tenis brancos ou de cores claras revestidos de lona exigem alguns cuidados para manter a aparência de novo. E deixá-los sem manchas depois de seco é um desafio, mas não impossível...

A primeira precaução é evitar lavá-los em uma máquina de lavar roupa. Não irá remover toda a sujeira e, depois de seco terá marcas amarelas.

O uso de alvejante é outro pecado, que após algumas lavagens e o contato com o sol deixa seu tênis com manchas escuras e toda a lona amarelada.

Se o modelo é de cadarço, antes de iniciar a lavagem retire e lave-os. Para facilitar e acelerar o processo, mergulhe-os no pote de Pasta Mousse de Bicarbonato de Sódio e deixe agir por alguns minutos. Depois segure-os pela ponta, de forma que fiquem bem esticados e vá passando a esponja, agindo com um pouco de força para que suas fibras penetrem bem no cordão. Depois de bem limpos, enxague-os e pendure-os para secar.

Coloque alguns pedaços de plástico bolha, panos, flanelas ou toalhinhas brancas (para não manchar a lona) dentro de um pé do tênis. Esse procedimento é necessário para facilitar a limpeza e manter o formato do calçado.

Mergulhe uma escova ou esponja molhada na Pasta Mousse de Bicarbonato de Sódio e esfregue toda a superfície do tênis. Vá mergulhando a escova ou esponja na Pasta (se preferir, coloque um pouco de água na pasta – não precisa retira-la do pote, pode ser por cima mesmo) e esfregando a lona até remover toda a sujeira.

Esfregue as solas de borracha branca com a Pasta Mousse de Bicarbonato de Sódio e uma escovinha de cerdas duras. A escovinha de aço vai facilitar bastante o trabalho. Ela ajuda na remoção do encardido e sujeiras nos locais de difícil acesso. Na falta desta, utilize uma pedra de sapólio (adquira nos supermercados, geralmente são expostas nas gôndolas de detergente para louças). Vá esfregando a pedra na borracha que deve estar coberta com a Pasta.

Se a borracha tiver muito encardida e não conseguir clareá-la totalmente, adicione um pouco de água oxigenada cremosa 20-30 volumes na Pasta. Cubra toda a borracha com a mistura, deixe agir por uns 15 minutos e depois esfregue.

Remova os panos ou plástico bolha e enxague o calçado com água limpa. Coloque o calçado no topo de uma toalha limpa e seca. Enrole os lados da toalha em torno dele para remover o excesso de água.

Repita o processo no outro pé e deixe secar à temperatura ambiente. Se preferir, use a secadora em baixo calor.

Depois de secos pulverize todo o calçado com spray para cabelos. É um repelente de sujeiras, facilita a próxima limpeza e evita algumas manchas.









Pesquisar Dicas...
Sub-Grupo de Dicas...
 


Goiânia - Goiás    © 2004 - 2012 | Escritora Zezé de Souza
Telefone:   (62) 3259-2298     (62) 9973-0591 Vivo*     (62) 8160-0655 Tim*