COMO DEIXAR SUAS TOALHAS FOFAS E PERFUMADAS COMO AS DE HOTEL 5 ESTRELAS!

Apesar de usarmos as toalhas de banho sempre com o corpo já limpo, infelizmente o tecido é propenso à acumulação de odores, em especial no período chuvoso ou em banheiros com pouca ventilação.

E, não adianta apenas ‘jogar’ a toalha na máquina, sabão e amaciante... O sabão faz a limpeza superficial e o cheirinho do amaciante camufla os odores momentaneamente, deixa a toalha dura/áspera, com pontinhos de mofo, impermeabiliza as fibras e  reduz sua capacidade de absorção. Sem contar que, logo após o primeiro uso, lá está de volta aquele desagradável odor na toalha.

  • Se suas toalhas estão encardidas, ásperas e fedorentes... retire todas do armário e comece a lavagem especial...  porém tenha cuidado para não sobrecarregar a máquina, se amontoadas o processo não terá o efeito esperado. Lave cerca de três toalhas, no máximo quatro, por carga!!!

Importante: Toalhas devem ser lavadas separadas de outras peças, no ciclo “roupas delicadas”, e de preferência, em água quente.

PRÉ-LAVAGEM:

  • Nas brancas ou de cores claras, muito sujas ou encardidas, com mau-cheiro, faça antes uma pré-lavagem. Em marcas de sujeiras aparentes, borrife o Vinagre Especial Multiuso antes de molhar ou colocar a toalha na máquina.
     
  • Se tem alguma mancha, com a peça ainda seca, molhe um sabão em pedra, aquele azul costuma dar bons resultados ou cubra o local com detergente de cozinha e esfregue.
     
  • Se tem alguma peça contaminada com odores críticos bactérias, antes de colocar na máquina ou fazer o pré-clareamento, deixe-a no molho, por uns 30 minutos com 1 xícara de Lysoform (adquira nos supermercados ou farmácias).

PRÉ-CLAREAMENTO DAS TOALHAS ENCARDIDAS:

  • Se as toalhas são (ou eram) brancas ou de cores claras, após a pré-lavagem prepare um pré-clareamento: coloque-as de molho em água bem quente e álcool por uma noite inteira. Pode ser no tanque ou num balde. O importante é que fiquem totalmente submersas na água com álcool.
    Se necessário repita o procedimento no outro dia. Essa etapa já vai fazer uma limpeza das fibras que começam a voltar à cor original.

MOLHO:

  • Após esse processo, torça e coloque as toalhas na máquina, adicione uns 3 dedos (meça por fora do frasco) de detergente neutro para louças no dispenser. Evite o uso do sabão em pó nas toalhas, e pior ainda se em excesso deixa as toalhas duras e ásperas.
     
  • Em seguida, adicione 2 colheres (sopa) do Pó Clareador para Roupas Brancas e ColoridasO produto além de renovar as cores, clarear as brancas, vai  remover possíveis odores ainda impregnados nas fibras. Programe a máquina para molho longo, de preferência, água quente.
     
  • Quando a máquina começar a bater aguarde alguns minutos até que o detergente e o Pó Clareador estejam bem misturados. Retire o plug da tomada, permitindo que as toalhas fiquem no molho por pelo menos 1 hora antes de religá-la novamente.

ENXÁGUE:

  • Sempre faça dois enxágües. No último enxágüe acrescente mais 1 xícara (chá) do Vinagre Especial Multiuso para amaciar, liberar as fibras e terminar o processo de desinfecção do tecido. Além de amaciar o tecido, o produto tem ação bactericida e ainda deixa um suave perfume nas toalhas.

 

  • Se ainda não tem o produto em casa, use o Vinagre Branco de Álcool, e acrescente para cada 750ml 1 colher (sopa) de condicionador para cabelos.

SECAGEM:

  • Retire as toalhas da máquina, logo que o ciclo terminar. Não as deixe na máquina de lavar por muito tempo após a centrifugação, para evitar que fiquem com cheiro de umidade novamente.
     
  • Se você possui secadora, não pense duas vezes, use-a para secar suas toalhas. A secadora deixa as toalhas mais macias (como nos hotéis). Se quer economizar, pelo menos finalize a secagem na secadora para garantir a maciez.
     
  • Para toalhas perfumadas, na secadora, pingue gotinhas de essência ou óleo essencial no aroma de sua preferência em um disco para remover maquiagem (na falta deste use um chumaço de algodão) e, na metade do ciclo, abra a tampa, jogue o disco perfumado lá dentro e deixe terminar o processo de secagem.
     
  • Se não possui secadora, pendure-as num local bem ventilado. Retire-as da lavadora, dê-lhes umas boas sacudidas para liberar as fibras, estique e pendure no varal, bem abertas.  Evite o sol que deixa suas fibras ressecadas, enrugadas, e com aquela sensação de ‘toalha lixa’.

  • No varal, para deixá-las perfumadas como as de hotéis, quando estiverem quase secas, pulverize água de passar perfumada (veja receita aqui) e aguarde a secagem completa para depois guardá-las. 

O resultado são toalhas renovadas clarinhas, com cheirinho de limpeza, macias e bastante absorventes!

MANUTENÇÃO:

  • Para evitar que suas toalhas naõ voltem a ter odores desagradáveis, nas próximas lavagens, basta adicionar o Pó Clareador para Roupas Brancas e Coloridas no sabão do molho, e finalizar com o Vinagre Especial Multiuso, no seu aroma predileto na água do último enxague, o qual pode ser adicionado no dispenser da máquina. De preferência, use sabão líquido ou o detergente para louças.

Toalhas não devem ser passadas a ferro. Depois de bem secas, dobre-as ao meio e bata-as (dê-lhes uma “surra”), no esfregador do tanque, bancada ou parede. Se for toalha de algodão egípcio então, o estrago é mais que certeiro. 

 

 

 









Pesquisar Dicas...
Sub-Grupo de Dicas...
 


Goiânia - Goiás    © 2004 - 2012 | Escritora Zezé de Souza
Telefone:   (62) 3259-2298     (62) 9973-0591 Vivo*     (62) 8160-0655 Tim*