COMO LIMPAR OS PONTOS CRÍTICOS DO BANHEIRO

LIMPEZA ESPORÁDICA

Armários - Parte interna de armários e gavetas:

  1. Retire todos os produtos e objetos dos armários e gavetas, e se necessário, lave-os antes de colocá-los de volta. Tire uma prateleira ou gaveta por vez, pois assim as coisas voltarão ao lugar certo.
     
  2. Limpe secador de cabelos, chapinhas, etc. Use o Leite de Pasta Mousse (receita 1) com um pano úmido.
     
  3. Na parte interna e externa dos armários, passe pano úmido ou esponja com a Pasta Mousse de Bicarbonato. A pasta pode ser usada em qualquer tipo de revestimento.
     
  4. Durante a limpeza, se encontrou vestígios de barata, está na hora de expulsar as indesejáveis inquilinas. Espalhe tampinhas com a Isca Exterminadora de Baratas e livre-se desse terrível inseto nojento!

 Azulejos:

Azulejos internos do box:

  1. Se encardidos, use a “Solução de Limpeza para Azulejos e Pisos” (receita 2).  Espalhe com uma esponja e deixe agir por uns alguns minutos.
     
  2. Rejuntes: nos encardidos use uma pasta com bicarbonato e limão. Aplique e deixe agir por uns 10-15 minutos. OU
     
  3. Faça uma mistura com a Pasta Mousse e Pó Clareador. Vá molhando a Escovinha de Aço na mistura e passando nos rejuntes para remover o encardido e o mofo. Não é necessário esfregar com força, apenas passe a escovinha, como se tivesse pintando o rejunte.
     
  4. Enxágue. Os produtos sugeridos são fáceis de enxaguar e não deixam resíduos.
     

Dica: Depois de bem limpos, passe lustra-móveis ou cera líquida (cremosa) de automóvel nos azulejos e rejuntes, para deixar uma película protetora contra mofo e encardido.

Azulejos externos do box:

  1. Limpe todas as paredes externas do Box. Use dois panos de limpeza umedecidos e que não soltem plumas.
     
  2. Primeiro passe um pano bastante úmido com o Leite de Pasta Mousse e, em seguida outro levemente úmido, quase seco para enxaguar.

 Bancadas de mármore:

  • Para renovar o brilho, deixar uma película fina e invisível e ainda reduzir o risco de manchas, após a limpeza dê polimento com cera líquida automotiva. Espalhe a cera com um pano macio e dê polimento com uma flanela seca.

 Banheira:

  1. Limpe as paredes da banheira amarelada com a Pasta Mousse de Bicarbonato e o Pó Clareador. Espalhe a mistura e deixe agir por uns 15-20 minutos. Esfregue e depois enxágüe.
     
  2. Para manutenção do brilho e evitar o ressecamento, use uma flanela macia e cera líquida de automóvel de boa qualidade para reparar pequenos arranhões, dar lustro e proteger o revestimento.
     
  3. Se a banheira for de mármore e está manchada, tente a mistura de Pasta Mousse e Pó Clareador. Se mesmo assim a mancha persistir, polvilhe sal fino, molhe com água oxigenada de 20 volumes e deixe agir por alguns minutos. Depois esfregue com uma escovinha de nylon, enxágüe com água limpa e seque.
     

 Box de vidro com manchas esbranquiçadas:

  • Para eliminar as manchas brancas provenientes de água dura, shampoo, sabonete, etc., faça um tratamento de choque:
  1. Com o vidro ainda seco, espalhe a Pasta Mousse de Bicarbonato com uma esponja levemente úmida. Espere secar.
     
  2. Depois esfregue uma esponja de aço (tipo 'bombril') nova e seca em movimentos de vai-e-vem, como se tivesse lixando a superfície, até remover toda a pasta e as manchas.
     
  3. Enxágüe e aplique cera líquida automotiva. Dê polimento com uma flanela seca.
     
  4. Para manutenção, mensalmente, depois de seco, passe uma flanela com uma mistura de lustra móveis e água, em partes iguais, na parte interna do box. A mistura age como um repelente de água dura, sabonete, shampoo, etc.

 Box de Acrílico:

  1. Com um pincel de ponta estreita, limpe bem os trilhos e canaletas inferiores tirando todo o pó e resíduos de sabonete, shampoo, etc. Molhe o pincel na Pasta Mousse de Bicarbonato e esfregue.
     
  2. Lave o acrílico com uma esponja bem macia e a Pasta Mousse de Bicarbonato.
     
  3. Nos cantinhos, entre o acrílico e as esquadrias de alumínio espalhe a Pasta Mousse, deixe agir por alguns minutos e esfregue com uma escovinha de cerdas duras.
     
  4. Depois de seco, dê polimento e brilho com a cera automotiva cremosa dissolvida em um pouco de água.
     
  5. Nas esquadrias de alumínio natural passe uma mistura de óleo e álcool, em partes iguais. Pode usar o óleo de bebê ou outro disponível em casa. Depois passe um pano macio ou flanela. Esse procedimento mantém as esquadrias sempre brilhantes. Não se esqueça de passar nas canaletas.

 Cortina Plástica:

  1. Se a divisória for cortina de plástico, retire-a para lavar. Remova as argolas.
     
  2. Previna seu enrugamento lavando-a na máquina no ciclo normal, água morna. Adicione 2 colheres (sobremesa) do Pó Clareador  e 3 colheres da Pasta Mousse de Bicarbonato ou sabão.
     
  3. Junte uma toalha de banho para ajudar a “esfregar” o mofo e os resíduos de sabão grudados na cortina.
     
  4. No último ciclo de enxágüe, adicione uma xícara do Vinagre Especial Multiuso. Para evitar o mofo e ressecamento. Retire a cortina antes da centrifugação. Volte a pendurá-la no box e deixe-a secar naturalmente.

 Chuveiro

  1. Limpe a parte externa do chuveiro com um pano úmido e o Leite de Pasta Mousse.
     
  2. Em casos muito críticos, em que o chuveiro está totalmente bloqueado com depósito de água dura, despeje o Vinagre Especial Multiuso em um saco plástico e amarre-o no chuveiro, de forma que todos os furinhos fiquem mergulhados no produto. Deixe agir por uma noite e pronto. Ducha como nova!

 Ar no chuveiro:

  1. Quando o chuveiro fica sem uso por alguns dias ou, na falta de água e a caixa fica vazia, pode ocorrer o acúmulo de ar impedindo a saída da água.
     
  2. Retire o plugue da tomada, abra a torneira do chuveiro e da pia ao mesmo tempo. Acione a descarga por alguns segundos continuamente até a água descer no chuveiro e sair todo o ar.

 Ralinho do box de banho:

Odores e entupimentos:

  1. Despeje 2 xícaras de Bicarbonato de Sódio Aromatizado seguido de ½ frasco de vinagre de álcool.
     
  2. Quando cessar o frizz provocado pelos dois produtos, despeje 1 litro de água fervente. Deixe descansar por pelo menos 30 minutos antes do uso.
  3. Quando tem problemas no encanamento, ou seja, quando a água atinge uma altura insuficiente para barrar a entrada dos odores, você pode disfarçar o cheiro fétido constante exalado no ralo com nafatlina num saquinho. A naftalina no banheiro tem cheiro de desinfetante.

  4. Coloque a naftalinha em um saquinho (pode ser aqueles embalam bijuterias) e amarre-o por dentro da grade, de forma que o saquinho não encoste na água. Vai mascarar de forma satisfatória os odores.

 Cabelos no ralo:

  1. Remova os cabelos que ali se acumulam antes que obstruam o ralinho. Veja uma maneira simples e higiênica de fazer isso, e sem traumas!
     
  2. Use uma agulha de crochê, de preferência, a mais grossa. O ganchinho da ponta puxa, com facilidade, os cabelos, sem necessidade de usar as unhas ou ponta dos dedos! Depois é só jogar os ‘tufos’ no lixo!

 Mosquinhas e larvinhas:

  1. Podem aparecer no ralo ou nas frestas do box e são conhecidas como “moscas dos drenos” ou “moscas dos ralos”. A presença delas é um alerta de que os ralos precisam ser limpos e se livrar das larvas.
     
  2. Retire o tampão do ralo e esfregue a área interna com uma escova e a “Solução de Limpeza para Azulejos e Pisos” (receita).
     
  3. Enxágüe com água bem quente. Em seguida despeje 2 xícaras de Bicarbonato de Sódio Aromatizado seguido de ½ frasco de vinagre de álcool.
  4. Quando cessar o frizz que se forma, despeje 1 litro de água fervente.
     
  5. Deixe descansar por pelo menos 30 minutos antes do uso.

Teto:

  1. Se o teto estiver com manchas escuras causadas pela umidade do chuveiro, tente remover com a Pasta Mousse de Bicarbonato e uma esponja.
     
  2. Passe e deixe agir por alguns minutos e depois esfregue. Enxágüe com um pano úmido.
     
  3. Caso a mancha seja muito antiga e já impregnou na pintura, dilua água sanitária em água pura (na proporção de um para um) e gotas de detergente.
     
  4. Coloque a solução num borrifador e aplique na área afetada.
  5. Esfregue até que o mofo desapareça.
     
  6. Enxágüe tudo com bastante água (use um borrifador) e seque o local com um pano limpo.
     
  7. Não se esqueça de usar luvas e máscara!

Escova de banho:

  1. Adicione 2 colheres (sopa) de Pasta Mousse de Bicarbonato num baldinho com  água, o suficiente para cobrir a parte dos pelos da escova.
     
  2. Mergulhe a parte dos pelos da escova de forma que cubra bem.
     
  3. Deixe no molho por algum tempo e se necessário esfregue (penteie) os pelos com uma escova de lavar roupas.
     
  4. Esfregue o cabo com uma esponja.
     
  5. Enxágüe com água e borrife um pouco do Vinagre Especial Multiuso para amaciar e desinfetar os pelos.
     
  6. Deixe secar em local arejado, com pouco sol.

Escovas de cabelo/pentes

  1. Primeiro remova os fios de cabelo que ficam grudados na escova e pente. A Escovinha de Aço, remove com rapidez e precisão, sem danificar o objeto.
     
  2. Adicione 2 colheres (sopa) de Pasta Mousse de Bicarbonato numa bacia com um pouco de água morna.
     
  3. Coloque os objetos e deixe no molho por algum tempo, mexendo sempre. Se necessário esfregue-os com uma escovinha. Enxágüe e deixe secar em local arejado e na sombra.
     
  4. Limpe as escovas de tartaruga com lustra-móveis e as de marfim com álcool. Ao lavá-las, molhe só as cerdas e não os cabos. Deixe que as escovas sequem com as cerdas viradas para baixo.

Objetos e acessórios em acrílico:

  1. Lave lixeiras ou acessórios em acrílico com uma esponja bem macia e o Leite de Pasta Mousse.
     
  2. Depois de secas, dê brilho com cera automotiva cremosa.

 Pia (lavatório):

  1. Se tem manchas de ferrugem, limo ou crostas em volta do ralinho do lavatório, aplique a mistura de Pasta Mousse de Bicarbonato com o Pó Clareador.
     
  2. Deixe agir por alguns minutos e depois esfregue vigorosamente o local com uma bucha ou escovinha de cerdas duras.
     
  3. Se a mancha for antiga e mesmo depois do procedimento acima persistir, esfregue (lixe) o local com uma pedra de sapólio. É a pedra e não o pó!
     
  4. Finalize esfregando uma esponja e a Pasta Mousse de Bicarbonato.

 Piso:

  1. Ferrugem no piso: remova pontos de ferrugem esfregando uma pedra de sapólio. Lixe o local com a pedra seca. Depois lave com a Solução de Limpeza para Azulejos e Pisos.
     
  2. Se encardidos, lave os pisos cerâmicos, ardósia, porcelanato, granito, com a Solução de Limpeza para Azulejos e Pisos (receita).
     
  3. Espalhe a solução com um pano e rodo. Deixe agir por 5 a 10 minutos e esfregue com uma vassoura ou esfregão. Depois enxágüe.
     
  4. O resultado é um piso limpo e brilhante!

 Porta:

  1. Limpe e seque a porta do banheiro, sem esquecer da maçaneta. Use um pano úmido com o Leite de Pasta Mousse, que pode ser usado nas portas envernizadas, pintadas, laqueadas, revestidas de fórmicas, etc.
     
  2. Passe um pano úmido nas dobradiças e batentes para retirar a poeira acumulada e possíveis teias de aranha.
     
  3. Se ao abrir e fechar a porta, as dobradiças estiverem rangendo, lubrifique-as com gotas de óleo de máquina ou grafite em pó. Vá pingando o produto, abrindo e fechando a porta até silenciar qualquer ruído.

Vaso sanitário:

 Manchas amarelas/ferrugem:

  1. Se tiver manchas muito profundas ou ferrugem, primeiro dê a descarga e em seguida retire a água que retorna para o fundo do vaso (use um copinho de plástico ou descartável) ou feche o registro e torne acionar a descarga.
     
  2. Esfregue energicamente uma pedra seca de sapólio nas manchas até removê-las por completo. OU
     
  3. No caso de crostas ou manchas difíceis de remover, esfregue uma lixa d’água bem fina (nº 320) e depois lave com a Pasta Mousse de Bicarbonato.

 O vaso entupiu?

  • Um método simples e eficiente para desentupir o vaso sem chamar o encanador. Esse é um dos métodos mais eficientes e simples de se desentupir uma privada. Resolve em 90% dos casos.
  1. Levante a tampa do vaso e cubra toda a borda com papel-filme. Na falta deste, umedeça toda a borda e cubra com um saco de lixo e/ou jornal velho de forma a vedar totalmente o assento.
     
  2. Feche e fique de joelhos sobre a tampa vedando totalmente a entrada de ar. Se usar o saco plástico ou jornal e não vedou bem, levante a tampa e cubra o plástico com um tampo de vidro ou tábua (pode ser a prateleira de um armário). A água do vaso só vai derramar quando essa vedação não estiver perfeita.
     
  3. Acione a descarga continuamente por uns 30 segundos. Parte do ar que está dentro da privada normalmente sai por cima. Como essa abertura estará vedada, o ar, juntamente com a água da descarga sairá pelo cano da privada, empurrando seja lá o que estiver trancando. A pressão exercida pelo ar e a água da privada é bem forte.

Odores no ralinho:

  1. Recheie um saco de algodão ou TNT com bicarbonato ou o Bicarbonato de Sódio Aromatizado.
     
  2. Costure ou vede-o com uma fita crepe ou dupla face e coloque em cima do ralo.
     
  3. Troque o bicarbonato a cada 2 meses.

 Receita 1: Leite de Pasta Mousse de Bicarbonato: 

  1. Em uma bacia ou balde adicione uma xícara de água bem morna e 2 colheres (sopa) cheias de Pasta Mousse de Bicarbonato. Misture até dissolver bem a Pasta.
  2. Acrescente água fria, o suficiente para completar ½ litro e torne a misturar. Acondicione em um frasco com tampa dosadora. A proporção é de 2 colheres (sopa) cheias para ½ litro de água. Essa mistura substitui o produto multiuso tipo Veja.

Receita 2: Solução de Limpeza para Azulejos e Pisos (clareamento):

½ xícara de Vinagre Especial Multiuso (use o aroma preferido) + 2 xícaras do Leite de Pasta Mousse + 2 colheres (sobremesa) do Pó Clareador + 1 colher (sopa) de detergente, diluído em 3 litros de água.
A função do Vinagre Especial Multiuso é ajudar na limpeza e devolver o brilho natural do piso.

 

Agora que você já tirou todas as suas dúvidas de como lavar o banheiro, quer aprender como cuidar também da ÁREA DE SERVIÇO/LAVANDERIA? Então clique aqui:

 









Pesquisar Dicas...
Sub-Grupo de Dicas...
 


Goiânia - Goiás    © 2004 - 2012 | Escritora Zezé de Souza
Telefone:   (62) 3259-2298     (62) 9973-0591 Vivo*     (62) 8160-0655 Tim*