COMO FAZER A FAXINA SEMANAL DO BANHEIRO

FAXINA SEMANAL

Com essa tarefa sendo feita semanalmente e com a manutenção diária, seu banheiro sempre estará limpo, sem manchas e sem encardido!

Além de cumprir todos os itens da limpeza diária, limpe com capricho os itens abaixo:

  1. Dê uma leve sacudida e passe aspirador nos tapetes e piso, retirando cabelos, plumas, etc. Se não tem aspirador, passe uma escova.
     
  2. Se necessário, retire os tapetes para uma área aberta e aspire.
     
  3. Misture água e Vinagre Especial Multiuso, na proporção de ½ xícara para cada meio litro de água, e escove-os, passando a escova sempre na mesma direção. Deixe secar enquanto lava o banheiro. O Vinagre Especial Multiuso limpa, desinfeta, mata os ácaros e renova as cores do tapete.
     
  4.  Aspire a poeira do teto, teias de aranha e cabelos do piso. Na falta do aspirador, envolva uma vassoura ou um esfregão com um pano limpo e úmido para limpar a poeira do teto e possíveis teias de aranha.
     
  5. Limpe a janela, vidros e soleira, com pano úmido e um pouco de Leite de Pasta Mousse (receita 1).
     
  6. Limpe produtos/ perfumes/ batons/cremes, etc. que ficam em cima de bancadas. Para limpeza de frascos engordurados com cremes ou filtro solar, use um pano úmido e o Leite de Pasta Mousse.
     
  7. Lave o cesto de lixo. Pode ser feito dentro do Box de banho.
     
  8. Retire todos os objetos que estejam no chão e que possam atrapalhar.

Banheira

  1. A de acrílico ou de fibra pode ser lavada com o Leite de Pasta Mousse para tirar a gordura, todas as vezes que for usada ou na limpeza semanal.
     
  2. Lave torneiras e ralo com a Pasta Mousse de Bicarbonato, esponja macia e uma escovinha de nylon. Ficam brilhantes!

Box do chuveiro

  1. Retire todos os frascos de shampoo, condicionador, saboneteira, escova de banho, etc. Utilize a lixeira do banheiro (que já foi lavada) para acomodá-los enquanto lava o Box.

     Parte interna do Box:

  1. Esfregue os azulejos com uma esponja bem molhada e a  Pasta Mousse de Bicarbonato. Se preferir, prepare a solução (água + a Pasta Mousse + gotas de detergente e Vinagre Especial Multiuso que já é aromatizado) e use. Prepare essa solução dentro da jarra de plástico com alça que será usada para enxaguar paredes e pisos (veja lista do Kit para limpeza do Banheiro).
     
  2. Espalhe a Pasta Mousse de Bicarbonato ou a solução sugerida nos azulejos com a esponja molhada.
     
  3. Enquanto o produto dissolve a sujeira, esfregue os rejuntes com uma escova de cerdas duras, ou facilite mais ainda com a Escovinha de Aço para limpeza pesada, retirando toda a gordura e sujeira acumulada durante a semana. Vá molhando a escovinha na solução ou na Pasta Mousse de Bicarbonato e passando nos rejuntes.
     
  4. Na divisória (de vidro ou acrílico) passe uma esponja com a solução, principalmente na parte inferior interna, onde se acumula gordura do corpo e shampoo. Escove os cantos com a escovinha.
     
  5. Escove o entorno e bocal da torneira do chuveiro com a Pasta Mousse e uma escovinha de cerdas duras, sem deixar criar crostas. Fica limpa e brilhante novamente!
     
  6. Trespasse da porta do box: Use uma faca de pão para facilitar a limpeza entre o trepasse dos vidros ou acrílico: envolva toda a serrinha da faca com um pano molhado e a Pasta Mousse. Enxágüe e termine a limpeza envolvendo a faca com outro pano limpo e seco.
     
  7. Se tiver porta-shampoo, ganchos, ou outros utensílios fixos na parede interna do box, lave-os com uma esponja e a Pasta Mousse.
     
  8. Passe a solução sugerida acima ou a Pasta Mousse na mangueirinha do chuveiro com uma esponja.
     
  9. Espalhe a solução no piso e deixe agir por alguns minutos antes de esfregar com a vassoura de pelo.
     
  10. Enquanto isso lave a tampa e parte interna do ralo do Box.

Parte externa do Box:

  1. Nem sempre é necessário lavar a divisória do box por fora com esponja. Basta passar um pano limpo e levemente úmido.
     
  2. Para um brilho extra, e ainda manter o vidro limpo por mais tempo, passe na parte interna o “Limpador Multiuso” (receita 2).
     
  3. Antes de recolocar os objetos retirados do box, limpe ou lave as embalagens de shampoo, condicionador, sabonete líquido, óleo de banho, escovinha de unhas, lixa, etc.

Cortina do Box

  1. Se a divisória tem cortina de plástico, limpe-a com um pano úmido e o Leite de Pasta Mousse.
     
  2. Depois borrife um pouco de Vinagre Especial Multiuso e espalhe com um pano em toda sua extensão. Não enxágüe. Mantém a cortina limpa, sem fungos e sem mofo.

    Tapete:

  1. Lave o tapete de vinil ou de borracha do banheiro com água + a Pasta Mousse de Bicarbonato.
     
  2. Se tiver encardido, acrescente o Pó Clareador na Pasta Mousse, e deixe no molho por uma hora. Se o tapete tem furinhos e estão encardidos, esfregue-os com uma escovinha.
     
  3. Enxágüe com água e o Vinagre Especial Multiuso para desinfetar e evitar o ressecamento.

Espelho:

  1. Limpe o espelho com uma flanela limpa e o “Fluído para Vidros e Espelhos” (receita 3). Vire a flanela e passe o lado seco para dar brilho.
  2. Para evitar que o espelho do banheiro fique embaçado durante o banho, não use limpa-vidros.

Espelho de luz, tomadas e arandelas:

  • Locais geralmente esquecidos, mas que fazem a diferença depois de bem limpos! Além das bactérias que ali se acumulam é um detalhe importante para manter a aparência de ambiente limpo. Use uma esponja ou pano úmido e o Leite de Pasta Mousse para remover a gordura, cremes ou marcas de dedos. Finalize com o pano úmido.

Esponjas de banho:

  • Elas acabam secando dentro do banheiro e se transformando no local preferido das bactérias.
  1. Para evitar o problema, borrife-as com o Vinagre Especial Multiuso e deixe agir enquanto lava o banheiro.
     
  2. Depois, apenas retire o excesso e deixe secar.

Lavatório/Pia:

  1. Esfregue a Pasta Mousse de Bicarbonato em toda extensão do lavatório, sem esquecer das bordas, bem próximas da pedra, que geralmente acumulam sujeiras e germes. Use uma escovinha para remover o lamaçal.
     
  2. Esfregue a escovinha por fora e por dentro do ralinho do lavatório. Sua parte interna fica suja com creme dental, alimentos, etc., que inclusive provoca odores e aparecem aquelas baratinhas bem pequenas.
     
  3. Escove o entorno e bocal da torneira com a Pasta Mousse de Bicarbonato e uma escovinha de cerdas duras, sem deixar criar crostas. Fica limpa e brilhante novamente!

Paredes e rodapés:

  1. Limpe as paredes próximas do vaso, pia e box, com pano limpo e úmido.
     
  2. Se necessário, borrife um pouco do Leite de Pasta Mousse, passe o pano úmido. Lave o pano, torça bem e torne a passar na superfície para fazer o enxágüe.

Vaso sanitário:

  1. Dê a descarga e em seguida retire a água que retorna para o fundo do vaso. Use um copo de plástico ou descartável ou feche o registro e torne acionar a descarga.
     
  2. Esfregue-o com vigor com uma esponja e a Pasta Mousse de Bicarbonato ou a solução sugerida (água + detergente + Pasta Mousse), já preparada para lavar o box.
     
  3. Embaixo da borda onde sai água: despeje um pouco de Leite de Pasta Mousse de Bicarbonato (receita 3) no vaso e esfregue com a escova. Capriche neste local, pois aí além de acumular sujeiras, costuma formar uma crosta que resulta em mau cheiro no banheiro.
     
  4. Esfregue também o vaso por fora e nunca se esqueça da válvula de descarga – um local que merece muita atenção! (A mão que ali toca para acionar a descarga sempre está suja e contaminada... lembre-se disso!)

  1. Lave a mangueirinha e ducha higiênica.
     
  2. Deixe o produto agir por alguns minutos e enquanto isso esfregue o piso.

Piso:

  1. Espalhe o Leite de Pasta Mousse ou use a solução sugerida. Esfregue com a vassoura de pelo. Além de limpar ela auxilia na remoção de possíveis cabelos ou plumas do piso, que grudam nos pelos. Retire-os com a mão e jogue no lixo.
     
  2. Enxague. Tampe o ralinho da pia, abra a torneira e vá retirando a água com  com a jarra de plástico (veja kit de limpeza do banheiro).
     
  3. Enxague o vaso e mangueirinha.
     
  4. Se os armários são suspensos, jogue água por baixo e seque para não acumular sujeiras. Para não molhar o armários e economizar água use um regador de plantas para o enxague. 
     
  5. Seque o piso com pano limpo. Em seguida borrife o Vinagre Especial Multiuso e espalhe com o pano levemente úmido para potencializar o brilho, desinfetar, afastar insetos e ainda deixar um suave cheirinho no ambiente.

Finalizando:

  1. Seque as bordas e toda parte externa do vaso.
  2. Borrife o Vinagre Especial Multiuso na bacia do vaso e tampe.
  3. Limpe e seque a porta do banheiro, sem esquecer da maçaneta.
  4. Sempre que terminar de lavar o banheiro, abra os armários, gavetas, e seque possíveis respingos de água.

  Receita 1: Leite de Pasta Mousse de Bicarbonato: 

  1. Em uma bacia ou balde adicione uma xícara de água bem morna e 2 colheres (sopa) cheias de Pasta Mousse de Bicarbonato. Misture até dissolver bem a Pasta.
  2. Acrescente água fria, o suficiente para completar ½ litro e torne a misturar. Acondicione em um frasco com tampa dosadora. A proporção é de 2 colheres (sopa) cheias para ½ litro de água. Essa mistura substitui o produto multiuso tipo Veja.

Receita 2: Limpador Multiuso

  1. Adicione em um frasco de 2 litros: ½ xícara de amaciante + 2 xícaras de álcool -complete com água. Agite bem.
  2. A mistura é um poderoso limpador diário de móveis, tela de TV, eletrodomésticos, vidros, Box de banho, etc. Deixa uma película protetora repelente de espuma de sabonete/xampu no Box de banho.

Receita 3: Fluído para Vidros e Espelhos

  1. Em um frasco com gatilho (spray), adicione ½ litro de água filtrada + ¼ de xícara de Vodka (pode ser a mais barata) + 3 gotinhas de detergente.
  2. Se quiser adicionar cor ao fluído, despeje um pouquinho da mistura em uma xícara, pingue uma gotinha de corante azul (pode ser o alimentício). Aproveite e pingue a gotinha de detergente, misture e vá adicionando aos poucos no frasco até atingir a cor preferida. Não é recomendado o uso de essência, pois engordura as superfícies e deixa estrias.
  3. Para usar, basta borrifar na superfície e passar o pano. Ficam brilhantes e sem marcas.

Mesmo com tantos cuidados, algumas Limpezas Esporádicas são necessárias, como marcas de água dura ou ferrugem no vaso, piso encardido, vaso entupido, cortina do box encardida, etc... Veja como limpar esses pontos críticos do banheiro.

 









Pesquisar Dicas...
Sub-Grupo de Dicas...
 


Goiânia - Goiás    © 2004 - 2012 | Escritora Zezé de Souza
Telefone:   (62) 3259-2298     (62) 9973-0591 Vivo*     (62) 8160-0655 Tim*