COMO FAZER A LIMPEZA DIÁRIA DO BANHEIRO

LIMPEZA DIÁRIA

O ideal é que a limpeza do banheiro seja diária. Ponha ordem no ambiente, antes da limpeza:

  1. Recolha toalhas, roupas sujas, jornais, enfim tudo que estiver fora do lugar.
     
  2. Quando úmidas, mantenha as toalhas bem abertas para evitar a proliferação de fungos e bactérias, causadores de manchas difíceis de limpar. Não as amontoe no cesto de roupa suja. Estes procedimentos devem ser feitos logo cedo, assim que os quartos estiverem livres.
     
  3. Estenda as toalhas para secar, de preferência no sol. Borrife levemente o Vinagre Especial Multiuso nas toalhas, em especial naquelas que secam dentro do banheiro. O produto desinfeta, mata fungos e bactérias, e ainda deixa um cheirinho de limpeza nas toalhas, mesmo depois de usadas.
     
  4. Se tiver fios de cabelo no piso, varra ou aspire. Se na sua casa, todos ‘perdem’ muitos fios diariamente, um acessório prático para o dia a dia é aquele mini-aspirador para carro. Vale a pena investir em um.
     
  5. Cestinho de lixo: remova o lixo e limpe a lixeira todos os dias. Borrife levemente o Vinagre Especial Multiuso no saco plástico para evitar qualquer odor até a próxima troca.

No horário determinado para limpeza do banheiro, comece pela pia:

Limpeza da pia (lavatório)

  1. Guarde os objetos que estejam sobre a pia.
     
  2. Tire o sabonete, lave a saboneteira e seque-a. Se for sabonete líquido, lave a embalagem e seque.
     
  3. Passe um pouquinho do “Limpador Multiuso” (receita 1) com um pano úmido na bancada, vire o pano do outro lado e seque.
     
  4. Recolha cabelos de dentro do ralo da pia para não entupir, passe uma esponja com o Leite de Pasta Mousse (receita), enxágüe e seque.
     
  5. Se o espelho tiver respingos ou outra sujeira de produtos, passe um pouquinho do Fluído para Vidros e Espelhos (receita 2) com um pano limpo e seco. Finalize, passando o lado seco do pano. O produto limpa sem deixar estrias e dá brilho no espelho, e com pouco esforço!
     
  6. Seque os metais e depois passe uma flanela limpa e seca, para dar polimento.

       Limpeza do vaso - parte interna e externa:

      O vaso é o local que precisa ser mais bem limpo, dentro de um banheiro.

  1. Dê descarga.
  2. Local por onde a água vai embora: este é outro lugar em que forma limo. Tem que ser bem limpo todos os dias para que o banheiro não fique com odor desagradável. Use uma vassourinha de limpar vaso, com um pouco do Leite de Pasta Mousse. Limpe o mais profundo possível o canal por onde a água escoa. Dê novamente a descarga.
     
  3. Limpe e seque as bordas, parte interna da tampa, válvula de descarga, etc.
  4. Borrife um pouco de Vinagre Especial Multiuso para desinfetar e deixar um suave aroma. Feche a tampa.
     
  5. Passe um pano úmido com um pouquinho de Vinagre Especial Multiuso no assento, válvula de descarga e tampa do vaso.
     
  6. Se tiver bidê em uso, passe a esponja com o Leite de Pasta Mousse por dentro, enxágüe e seque. Borrife um pouquinho do Vinagre Especial Multiuso para desinfetar e deixar um suave aroma.

     Box de vidro:

  1. Deixe sempre a porta do box um pouco aberta para permitir a circulação de ar. Isso vai bloquear a ação do mofo.
     
  2. Para uma limpeza rápida e manutenção use o “Limpador Multiuso”. Borrife no vidro e espalhe com uma flanela seca - o resultado é excelente - o produto elimina os resíduos de sabonete, dá brilho e ainda evita que nos próximos banhos o sabonete grude no vidro. (Cuidado para não deixar o piso com resíduos da mistura, fica escorregadio).

      Piso:

  1. Pingue gotinhas do Leite de Pasta Mousse no piso. Passe o pano molhado e seque para retirar o excesso de umidade com o mesmo pano bem torcido.
     
  2. Em seguida borrife um pouquinho do Vinagre Especial Multiuso e passe o pano úmido bem torcido para potencializar o brilho, desinfetar, afastar insetos e ainda deixar um suave cheirinho no ambiente.

Finalizando: depois de tudo bem limpo:

  1. Recoloque as toalhas de banho e rosto no lugar (se já secas), bem dobradas ou penduradas conforme a rotina da casa.
     
  2. Dê uma olhada para ver se está tudo no lugar de maneira harmônica.

      Receita 1: Limpador Multiuso

  1. Adicione em um frasco de 2 litros: ½ xícara de amaciante + 2 xícaras de álcool -complete com água. Agite bem.
  2. A mistura é um poderoso limpador diário de móveis, tela de TV, eletrodomésticos, vidros, Box de banho, etc. Deixa uma película protetora repelente de espuma de sabonete/xampu no Box de banho.

Receita 2: Fluído para Vidros e Espelhos

  • Em um frasco com gatilho (spray), adicione ½ litro de água filtrada + ¼ de xícara de Vodka (pode ser a mais barata) + 3 gotinhas de detergente.
  • Se quiser adicionar cor ao fluído, despeje um pouquinho da mistura em uma xícara, pingue uma gotinha de corante azul (pode ser o alimentício). Aproveite e pingue a gotinha de detergente, misture e vá adicionando aos poucos no frasco até atingir a cor preferida. Não é recomendado o uso de essência, pois engordura as superfícies e deixa estrias.
  • Para usar, basta borrifar na superfície e passar o pano. Ficam brilhantes e sem marcas.

      Receita 3: Leite de Pasta Mousse de Bicarbonato: 

  1. Em uma bacia ou balde adicione uma xícara de água bem morna e 2 colheres (sopa) cheias de Pasta Mousse de Bicarbonato. Misture até dissolver bem a Pasta.
  2. Acrescente água fria, o suficiente para completar ½ litro e torne a misturar. Acondicione em um frasco com tampa dosadora. A proporção é de 2 colheres (sopa) cheias para ½ litro de água. Essa mistura substitui o produto multiuso tipo Veja.

 Para uma faxina mais abrangente, separe um dia da semana...

e clique aqui: Faxina Semanal

 

 

 









Pesquisar Dicas...
Sub-Grupo de Dicas...
 


Goiânia - Goiás    © 2004 - 2012 | Escritora Zezé de Souza
Telefone:   (62) 3259-2298     (62) 9973-0591 Vivo*     (62) 8160-0655 Tim*