COMO LAVAR OU LIMPAR ROUPAS À SECO

A lavagem ou limpeza à seco pode ser feita com solventes conhecidos como alifáticos, dentre eles, está o Varsol ou Removedor doméstico, facilmente encontrado em supermercados ou casas de tintas. Mas se você preferir uma limpeza menos agressiva e mais suave use a Pasta Mousse de Bicarbonato. Veja as duas opções:

Malha ou lã:

Podem ser lavadas a seco utilizando como solvente o álcool comum, encontrado nos supermercados. Basta seguir o seguinte procedimento:

  1. Numa bacia, coloque álcool suficiente para cobrir suas peças. Friccione com cuidado as partes sujas ou manchadas. Jogue fora o álcool - que deverá estar sujo.
  2. Torça as roupas e repita esta etapa acrescentando mais álcool.
  3. Utilize uma toalha para retirar todo o excesso do álcool de suas roupas.
  4. As peças devem secar à sombra e em local arejado.

Ternos e peças de seda pura:
Para roupas delicadas como ternos ou tecidos de seda pura, pode-se utilizar como solvente o Varsol. Veja os passos:

  1. Despeje uma quantidade de Varsol Casa suficiente para cobrir totalmente a peça de roupa numa bacia. Mergulhe sua roupa e deixe de molho por aproximadamente uma hora.  
  2. Torça a peça e utilize uma toalha para absorver bem o produto.  
  3. Estenda a roupa à sombra, em lugar arejado para que o odor do produto desprenda-se da roupa - isso pode levar de dois a três dias.
  4. Não passe o ferro diretamente sobre a roupa. Você pode colocar um papel de seda entre o tecido e o ferro e, passar sem vapor.

Limpeza de golas

  • Para limpar golas de vestidos ou casacos, passe suavemente um pano branco limpo embebido na solução de água e Pasta Mousse de Bicarbonato. Enxágüe com um pano branco, limpo e úmido. Deixe secar.

Mofo na peça de couro
Misture partes iguais de álcool isopropílico e água em um copo.. Mergulhe uma flanelinha limpa na mistura, retire apenas o excesso e passe no local. Depois de seco hidrate o couro.

Remover odores

  • Para remover odores remanescentes de roupas, como fumaça de cigarros, etc. use uma mistura de 50/50 de vodka e água ou o Vinagre Especial Multiuso. Pulverize também sobre paletós, casacos e outros artigos de vestuário para refrescar a área das axilas. Deixe a peça secar bem antes de guardá-la.
  • O álcool também ajuda a tirar o cheiro de cigarro da roupa: borrife o produto diretamente na roupa que deve estar do lado avesso e deixe secar bem.

Limpeza - remoção de manchas com a Pasta Mousse de Bicarbonato:

  1. Com uma escovinha macia ou esponja, espalhe a Pasta nos locais com sujeiras, gorduras ou outras manchas de alimentos. Deixe agir por mais ou menos 30 minutos.
  2. Dê uma esfregadinha nos locais com as mãos, escovinha de dentes ou com a esponja, dependendo do tecido e da profundidade da sujeira.
  3. Enxague, passando a esponja úmida para remover a Pasta. Por último passe um pano branco limpo e quase seco. Deixe secar naturalmente, na sombra.

Clique aqui e veja dicas de lavanderia pra você que gosta de cuidar da sua roupa com carinho ou como um profissional!!

 









Pesquisar Dicas...
Sub-Grupo de Dicas...
 


Goiânia - Goiás    © 2004 - 2012 | Escritora Zezé de Souza
Telefone:   (62) 3259-2298     (62) 9973-0591 Vivo*     (62) 8160-0655 Tim*