COMO REMOVER AS MANCHAS E ODORES NO COURO

Se sua peça de couro manchou ou está com algum odor, você não precisa necessariamente recorrer ao uso de produtos químicos que possam estragá-la. Em vez disso, você pode remover essas manchas com alguns itens comuns e naturais, veja como:

MANCHAS MAIS COMUNS:

GORDURA:

Opção 1: Aplique um adesivo para conserto de pneu de bicicleta na mancha. Deixe agir por uma noite e depois retire. Hidrate.

Opção 2: Espalhe um pouquinho de Pasta Mousse de Bicarbonato de Sódio no local e deixe agir por uns 2 minutos. Passe uma esponja macia e úmida. Seque com um pano e hidrate.

SUCO DE MAÇÃ: é um líquido que costuma deixar marcas resistentes. Use uma esponja macia úmida e um pedaço de miolo de pão. Esfregue-os alternadamente até remover a mancha.

SUOR

Opção 1: Adicione algumas gotas de shampoo de bebê em uma tigela de água morna.  Umedeça um pano limpo e passe a solução no local. Enxague com uma flanela úmida e limpa. Deixe secar completamente, na sombra.

Opção 2: Limpe a área, esfregando um pano macio umedecido com água morna onde se adicionou um pouquinho de condicionador de cabelos.

Opção 3: Prepare uma mistura com três partes de vinagre branco e uma parte de água fria.  Sature um pano limpo na solução de vinagre, torça-o, em seguida, limpe a mancha de suor. Repita e aplique um pouco de pressão para que possa ter certeza de que a solução penetrou nas fibras do couro. Enxague a área com um pano limpo, umedecido com água pura, para remover a solução de vinagre. Seque a área com um pano limpo. Hidrate.

Opção 4: Dissolva um pouquinho de Pasta Mousse de Bicarbonato de Sódio em água morna e aplique nos locais com uma esponja macia ou pano. Enxágue com um pano úmido bem torcido e hidrate.  Ela limpa e remove os odores do suor.

TINTA DE CANETA:

Opção 1: Faça uma mistura com  1 colher de glicerina + 2 colheres  de álcool comum Esfregue a mancha com um algodão, trocando-a sempre.

Opção 2: Pulverize a área afetada com spray de cabelo e esfregue um pano.

Opção 3: Esfregue delicadamente e pacientemente o risco com um lápis-borracha até remover toda a tinta. Depois passe uma escovinha de cerdas macias.

TINTA DE CABELO: Uma gota de tinta de cabelo pode destruir sua peça de couro, mas se você perceber isso rapidamente, poderá removê-la com alguns produtos comuns. Siga o passo a passo:

  1. Limpe o excesso de tinta com um pano branco, sem esfregar.
  2. Pulverize um pouco de spray de cabelo no local. O spray de cabelo funciona melhor quando a tinta ainda está úmida. Tenha cuidado para não usar muito, pois o álcool contido no spray pode secar o couro.
  3. Umedeça uma bola de algodão com uma pequena quantidade de álcool isopropílico. Sature a mancha com a bola de algodão até remover todos os vestígios da mancha.
  4. Umedeça um pano branco e limpo com água e limpe a área imediatamente. Continue limpando a área com água até ter certeza de que todos os vestígios de spray de cabelo ou álcool sumiram.
  5. Finalize com um pano limpo e seco e depois hidrate bem.

TINTURA AZUL DE JEANS:

  1. Coloque uma quantidade generosa de vaselina sobre a mancha. Esfregue com a parte de trás de uma colher de plástico. Cubra o local com um pano.
  2. Deixe a vaselina agir sobre a mancha por 2-3 dias.
  3. Limpe a vaselina um pano macio. Primeiro, limpe o excesso do produto e depois esfregue. A mancha terá sumido. Seque o local com um pano limpo e seco.
  4. Hidrate toda a peça.

VINHO TINTO: Quando se trata de peças de couro a bebida ácida como o vinho tinto pode causar uma mancha permanente se você não agir rapidamente.

  1. Remova o excesso de líquido com uma esponja ou pano. Não esfregue, caso contrário irá fixar a mancha.
  2. Encha uma meia limpa com uma a duas xícaras de sal. Amarre a ponta para que o sal não escape. Coloque a bola de meia diretamente sobre a mancha, fazendo uma pressão suave por alguns minutos.
  3. Limpe o local com um pano limpo umedecido em água morna e depois seque a área com outro pano seco. Se ainda tiver resíduos de mancha, não esfregue o local. Apenas aplique o pano do exterior para dentro da mancha.
  4.  Se a mancha ainda estiver visível, repita o procedimento. Deixe secar bem e depois hidrate.

ODORES:

CHEIRO DE GUARDADO: coloque nos bolsos da peça um pedaço de algodão com um pouco de seu perfume. Retire depois de 24 horas.

CHEIRO DE CIGARRO: muitas vezes o cheiro de cigarro persiste no couro por muito tempo. Livrar-se do odor de forma correta é importante para que não danifique a superfície do couro no processo.

  1. Limpe toda a peça com um pano macio e úmido. Em seguida remova toda a umidade com um pano macio e seco.
  2. Em seguida passe um pano úmido com sabonete hidratante. Tente esfregar o pano com o sabonete em um movimento circular em toda a peça.
  3. Enxague o sabonete com outro pano úmido e, em seguida lustre com um pano seco.
  4. Polvilhe Bicarbonato de  Sódio em toda peça para remover qualquer odor do fumo remanescente. Deixe agir por uma noite e depois aspire usando um aspirador de pó com escova macia ou passe uma escova de roupa em toda peça.

Em casos de odores mais suaves, borrife um pano branco com uma solução, em partes iguais de água e álcool isopropílico. Limpe toda a peça e deixe-a secar em local bem ventilado, na sombra. Por fim, hidrate.









Pesquisar Dicas...
Sub-Grupo de Dicas...
 


Goiânia - Goiás    © 2004 - 2012 | Escritora Zezé de Souza
Telefone:   (62) 3259-2298     (62) 9973-0591 Vivo*     (62) 8160-0655 Tim*