COMO PROTEGER OS ALIMENTOS NA FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA

 

 

Primeiro, é bom lembrar que o tempo máximo de conservação dos alimentos nessa circunstância é de 4 horas na geladeira e de 24 horas no freezer.

 

IMPORTANTÍSSIMO: Manter as portas da geladeira e freezer sempre fechadas para que a temperatura interna se conserve fria por mais tempo – se possível, retire até garrafas de água, pra evitar o constante abrir e fechar da porta.

Para não impedir a circulação do ar na geladeira – três recomendações básicas:

  1. Não sobrecarregue as prateleiras da geladeira. Nesse período, o ideal é armazenar apenas os alimentos que realmente precisam ser conservados gelados - e o suficiente para consumo de 2 a 3 dias.
  2. Não guardar os alimentos na geladeira ou freezer nas bandejinhas de isopor
  3. Não forrar as prateleiras da geladeira com plásticos ou toalhas, principalmente aquelas com grades.

E se a energia elétrica faltar por um período de tempo prolongado?

Nesse caso é melhor se prevenir! Assim como temos velas, lanternas, guardadas para uma eventual queda de energia... agora também o ideal é que se tenha algumas bolsas/placas de gelo no freezer e caixas de isopor.

Como fazer as placas: o tamanho deve ser de acordo com seus recipientes ou caixa de isopor.

Preencha com água limpa 1/3 da capacidade de um saco plástico e amarre bem. Ao fechar evite deixar o ar no interior do saco. De preferência, use o saco ziploc (com fechos). Coloque o saco no freezer ou congelador deitado para que se forme o gelo em placa.

- Os queijos, presunto, por exemplo, podem ser protegidos por pequenas bolsas/placas de gelo.

- Forre uma  caixa de isopor  com uma bolsa/placa de gelo – em seguida os alimentos – e por cima outra bolsa/placa , formando um sanduíche. Mantenha a caixa fechada.

Os alimentos prontos, em especial, o arroz, o feijão, carnes, frango, etc., devem ser conservados aquecidos. Coloque as panelas em um tabuleiro, no banho-maria e deixe atingir a fervura por pelo menos 1 minuto. Desligue o fogo e torne a aquecê-los novamente antes que a água do tabuleiro esfrie por completo.









Pesquisar Dicas...
Sub-Grupo de Dicas...
 


Goiânia - Goiás    © 2004 - 2012 | Escritora Zezé de Souza
Telefone:   (62) 3259-2298     (62) 9973-0591 Vivo*     (62) 8160-0655 Tim*