COMO LIMPAR PRATA

Objetos e utensílios de prata podem escurecer com o passar do tempo. Isso acontece por causa das partículas de enxofre que existe em suspensão no ar e aderem à superfície do metal formando uma camada cinzenta de sulfeto de prata... Mas com essas mágicas aqui, você pode fazer seus utensílios voltarem a brilhar em instantes.


O que você vai precisar:
1) ½ litro de água fervente
2) 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
3) 1 colher (sopa) de sal refinado
4) ½ xícara de vinagre branco de álcool
5) Uma folha de papel alumínio

Leve a água ao fogo até atingir o ponto de fervura. Forre um recipiente, de preferência uma travessa (tipo marinex), com uma folha de papel de alumínio, com o lado brilhante para cima. Adicione o bicarbonato, o sal e o vinagre e, imediatamente despeje a água fervente. Coloque os talheres ou outros objetos/utensílios/acessórios de prata escurecida e veja a camada escura se desprender como mágica, em poucos minutos.

A mistura de bicarbonato, sal, vinagre e alumínio forma uma carga elétrica leve, que repele os átomos de enxofre e faz com que a prata volte a ser brilhante como nova.
Deixe as peças de molho por alguns minutos e depois enxágüe-as com bastante água corrente.

Em seguida, seque-as com um pano macio, flanela ou micro-fibra em movimentos de vai-e-vem como se tivesse polindo. Simples!

Mágica nº 2: Limpeza com a Pasta Mousse de Bicarbonato:  
Ideal para uso nos talheres de prata e inox usados diariamente. Essa é uma forma mais simples e mais rápida para polir e brilhar a prata escurecida. Espalhe a Pasta com uma esponja macia, deixe agir por uns cinco minutos, esfregue (sempre com o lado macio da esponja), enxágüe bem e depois seque. Pronto.

Talheres de Prata de Uso Diário:
Periodicamente, caso não tenha a Pasta, podem ser deixados de molho em água com algumas gotas de amoníaco e um pouco de detergente de louça. Depois lave-os com bastante água.

Conservação/manutenção da prata brilhante:
Além de uma limpeza rápida periodicamente, a melhor maneira de preservar suas peças brilhantes é armazená-las corretamente.
Inimigo nº 1: Nunca guarde a prata onde possa entrar em contato aço borracha, aço inoxidável, ou pintura. Cola também tem enxofre, por isso, evite cola no armário em que guarda utensílios de prata. Ovos não devem ser colocados em travessas de prata.

Veja aqui as melhores opções:
Opção 1: Conserve as peças de prata limpas e bem secas em um recipiente com tampa (não use inox) forrado com o papel alumínio (lado brilhante para cima).

Opção 2: Armazene, em especial os talheres usados apenas em ocasiões especiais em papel acid-free* ou no tecido de veludo. Não se esqueça de manter sempre um pedaço de giz escolar na embalagem.


Opção 3: Mantenha as peças embrulhadas nas Flanelinhas Mágicas (veja receita de como prepará-la na pág. 266 do Livro: Dicas da Zezé.  Essas flanelinhas, além de proteger suas peças enquanto armazenadas ou até mesmo expostas na decoração, podem ser usadas para polir e deixar sua prata brilhante como nova!

*Os papéis Acid Free, semi translúcido, são os preferidos dos artistas plásticos e pintores para trabalhos em aquarela, óleo e acrílico. A sua superfície muito suave torna-o ideal para acondicionamento e protecção de documentos gráficos, têxteis, obras de arte, ou como papel intercalar para documentação, fotografia, etc. Ou seja, livres de ácido e lignina. Estes papéis protegem as fotos evitando que amarelem com o passar dos anos, preservando assim seus trabalhos por muito tempo. Pode ser adquirido nas lojas de artesanato e algumas papelarias.

Clique aqui e CURTA também minha página Dica de Tudo com Zezé de Souza no Facebook!

 

 









Pesquisar Dicas...
Sub-Grupo de Dicas...
 


Goiânia - Goiás    © 2004 - 2012 | Escritora Zezé de Souza
Telefone:   (62) 3259-2298     (62) 9973-0591 Vivo*     (62) 8160-0655 Tim*